Artigos relacionados

Mais Serviços

Fábrica Móvel

Fábrica Móvel A BENATON apresenta soluções para fabricação de estacas no próprio canteiro...» veja (+)


Contatos

Rua Paes de Andrade, 453
Aclimação - CEP: 01530-000
São Paulo - SP

 

11 3209-7600


Metodologia de Execução

Usa-se para a cravação das estacas, bate-estacas que se movimentam sobre rolos. Esses bate-estacas são constituídos de chassis reforçado e torre rígida para uso de martelo do tipo "queda livre".

Para que se possa distribuir uniformemente as tensões dinâmicas que surgem em decorrência do impacto do martelo sobre a cabeça das estacas, é instalado entre o martelo e o topo da estaca (cabeça), um capacete metálico dotado na sua parte superior de um "cepo" de madeira dura com fibras paralelas ao eixo da estaca, sobre o qual se deixa cair o martelo. Na parte interna do capacete é instalado o "coxim", uma chapa circular, com diâmetro igual ao da estaca a ser cravada, geralmente de madeira compensada.

A cravação se inicia posicionando-se o bate-estacas no piquete indicador do centro da estaca a cravar. A seguir apruma-se a torre do mesmo, levanta-se o martelo juntamente com o capacete para o alto da torre, e com o cabo auxiliar a estaca é trazida para junto da torre. Em seguida a mesma é assentada sobre a circunferência traçada no solo, cujo centro se localiza sobre o piquete referente à estaca a ser cravada.

O martelo, juntamente com o capacete, é descido até que este último se encaixe na cabeça da estaca, desde que já tenha sido colocado, entre a cabeça e o capacete, o coxim de madeira mole.

Após esta operação, controla-se o prumo da estaca com um prumo de pedreiro e inicia-se então a cravação propriamente dita. As emendas dos elementos de concreto são feitas com solda eletrogênica, obedecendo-se as recomendações que são indicadas a seguir:

estacas
  • O elemento a ser soldado é posicionado sobre o elemento já cravado, cuidadosamente aprumado, de forma a se ter um perfeito assentamento circunferencial dos anéis de chapas da estacas.


  • Após o posicionamento, é feita a limpeza dos anéis com escova metálica apropriada, para a retirada da terra, óleo ou graxa que eventualmente possam existir.


  • Procede-se a emenda circunferencial dentro da boa técnica de solda de penetração.


Terminada a solda, crava-se o novo elemento e a operação se repete tantas vezes quantas forem necessárias até que se atinja a cota prevista de assentamento da estaca.

© 2010 benaton.com.br - Todos os direitos reservados - site by Oesp